Pergunta: Quem é Jesus Cristo?


Resposta: Diferente da pergunta: "Deus existe?", Poucas pessoas duvidam que Jesus tenha andado na terra. É geralmente aceito que Jesus era um homem que viveu e operou em Israel cerca de dois mil anos atrás. O argumento começa quando surge a questão da verdadeira identidade de Jesus. Quase todas as principais religiões do mundo ensinam que Jesus era um bom profeta ou professor, ou um homem justo. Mas todas essas definições são problemáticas e insatisfatórias, pois, segundo as Escrituras, Jesus é eterno e é muito mais do que um profeta, um bom professor ou um homem justo.

Em seu livro "Puramente Messiânico", K.S. Lewis: "Estou tentando impedir que alguém diga coisas estúpidas, como as pessoas costumam dizer sobre ele (Jesus Cristo). Coisas como 'Estou disposto a aceitar que Jesus era um grande professor de moral, mas não sua reivindicação de ser Deus'. Apenas um ser humano e não dizer as coisas que Jesus disse não poderia ser considerado um professor de moral, ou ele está bravo - como um homem que afirma ser um ovo - ou ele é o próprio diabo. Que ele é louco ou ainda pior ... você pode dizer que ele é estúpido, pode cuspir na cara dele ou matá-lo, alegando que ele era uma pessoa inofensiva; Hugh e chamá-lo Senhor e meu Deus. Mas não nos venha com bobagens e arrogância e dizer que ele era um grande mestre humano. Ele não nos deixou outra escolha. Não era sua intenção. "

Então, quem Jesus afirmou ser? O que a Bíblia diz sobre quem ele era? Primeiro, vejamos as palavras de Jesus no evangelho de João 30: "Eu e o Pai somos um de nós". À primeira vista, pode não parecer uma declaração divina. Mas observe a reação dos judeus em seus dias a essa afirmação: "Responda a ele: não por boas ações nós o mataremos, mas por blasfémia ali e por ser homem, você se faz Deus" (João 9:33). Os ouvintes de Jesus entenderam sua afirmação como alegando ser Deus. Mais tarde, vemos que Jesus não os corrige e diz algo como: "Eu não disse que era Deus". A partir disso, podemos aprender que Jesus realmente afirmou ser Deus quando disse: "Eu e o Pai somos um de nós". No evangelho de John H. 58, encontramos outro exemplo. Jesus disse: "Amém. Em verdade vos digo: antes de Abraão, eu sou ele!" Novamente, em resposta, seus ouvintes estão levantando pedras para matá-lo (H. 59). Jesus declara sua verdadeira identidade como "eu serei o que sou"

No evangelho de João 1, diz-se "e estava com Deus", e no versículo 14 lemos que "será carne". Esses versículos indicam inequivocamente que Jesus era Deus em carne. O apóstolo Tomé clamou e chamou Jesus, "Senhor e Deus" (João 28), e Jesus não o corrigiu. Saulo, o Apóstolo, descreve-o como "... nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tito II 13). O apóstolo Shimon Caipha também diz a mesma coisa: "... nosso Deus e nosso Salvador Jesus Cristo" (II Pedro 1). É Deus Pai que testemunha a verdadeira identidade de Jesus: "Teu trono, Deus, mundo e tribo eterna do reino do teu reino" (Salmo 6: 6). Para nós, e que a posição esteja sobre ele, e seu nome será chamado de Maravilha do Conselheiro, para Herói, Aviad, Ministro da Paz ”(T. 6).

K.S. Lewis argumentou que era impossível concordar que Jesus era um bom professor e nada mais. Jesus claramente reivindicou sua divindade e não negou quando a questão surgiu. Se ele não é Deus como afirmava ser, então ele é um mentiroso e, portanto, não pode ser um profeta, um bom professor ou um homem justo. Ao tentar explicar as palavras de Jesus, os "estudiosos" hoje afirmam que "Jesus histórico" não disse muitas das coisas que pertencem a ele. Quem devemos discutir com a Palavra de Deus sobre o que Jesus disse ou fez? Como podem os "eruditos" que estão a dois mil anos dos dias de Jesus saber o que ele disse ou não disse aos que moravam com ele, serviram com ele e se sentaram aos seus pés para estudar seus ensinamentos (Lucas 4:26)?

Por que a questão da identidade de Jesus é tão crucial? O que importa se Jesus é Deus ou não? Acima de tudo, a importância de ser Jesus Deus reside no fato de que, se ele não é Deus, sua morte não seria suficiente para pagar o preço do castigo que todos os habitantes do mundo recebem por seus pecados e iniquidades (1 João 2: 2). Somente Deus poderia pagar o preço exigido (Romanos 8; II a Coríntios 21). Para pagar nossa dívida, Jesus deve ser Deus. Para ele morrer por nós, Jesus tinha que ser um ser humano. A salvação só pode ser alcançada através da fé em Jesus! A divindade de Jesus é a razão de ser o único caminho para a salvação. A divindade de Jesus é por isso que Ele proclamou: 'Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim' (João XIV 6).

Comentários