ESTUDO 4: PERGUNTAS SOBRE A ADORAÇÃO BÍBLICA

ESTUDO QUATRO: PERGUNTAS SOBRE A ADORAÇÃO BÍBLICA
 PERGUNTAS SOBRE A ADORAÇÃO BÍBLICA

Este estudo analisa a questão "O que devemos fazer quando reunimos" adoração "?

Esta é uma questão muito séria por causa do potencial muito real de adoração falsa. A Bíblia nos faz muito conscientes do quão fácil é se envolver em adoração falsa. Das 107 referências ao "culto", apenas um terço descreve ou adverte contra o culto falso. Das 66 referências a "adorado", mais de um terço se referem a pessoas individualmente ou corporativamente envolvidas em adoração falsa.

1 Que tipos de culto são proibidos?

Os seguintes tipos de culto são proibidos e condenados na Bíblia:
        A adoração dos deuses criada pelo homem [Êxodo 20: 3-7]. Nos dias bíblicos, isso geralmente significava ídolos físicos, mas também incluiu adorar 'Deus' com um conceito errado de Deus em sua mente. Em outras palavras - adorar um "deus" criado na mente e humana.
        A adoração das coisas criadas por Deus - como as estrelas, ou o sol [Romanos 1:25].
        Adorando "Deus" e ídolos [outros "deuses" ou conceitos de deus] ao mesmo tempo [Amós 5: 21-26]. Isso reduziu necessariamente "Deus" a um entre muitos deuses e, portanto, o conceito de "Deus" estava errado.
        Adorando Satanás ou qualquer outro espírito sendo [Mateus 4: 8-10; mais diversas referências em Apocalipse]
        Anjos adoradores [Colossenses 2:18; Apocalipse 19:10; 22: 8-9].
        Adorando Deus com um coração ou uma mente insincera [passando pelo processo externo de adoração, mas sem verdade ou sinceridade para com Deus no que está falando ou fazendo na adoração; ou, adorando de modo a chamar a atenção para si mesmo] [Mateus 6: 1-18].
        Adorando o Deus verdadeiro de qualquer maneira além da forma como ele designou [Levítico 10: 1-3; João 14: 6; Efésios 3:12]. [No Antigo Testamento, para adorar a Deus, uma pessoa teve que passar por determinados rituais de limpeza e sacrificio e depois entrar na presença de Deus da maneira que ele ordenou. No Novo Testamento, significa que nos aproximamos de Deus somente "em Cristo", confiando em sua morte sacrificial pela qual nosso pecado é perdoado e nós somos declarados santos à sua vista.]

Como isso se relaciona com a adoração hoje?

 Nos confronta com três questões muito importantes:
? O objeto ou o foco de nossa adoração, o deus é conhecido na Bíblia, e somente esse Deus?
? Estamos nos aproximando dele do jeito que ele ordenou - através de Jesus Cristo?
? Nosso coração e mente são sinceros, não apenas passando por uma forma ou processo externo?
Também nos confronta com dois desafios significativos para algumas percepções no culto contemporâneo:

1. O desafio de se concentrar em Deus a quem adoramos, e não na pessoa que adora.

2. O desafio de se concentrar no Deus que estamos adorando e não na experiência pessoal ou corporativa da adoração.

O propósito da adoração na Bíblia não é "experimentar Deus", ou "encontrar Deus", mas reconhecer e honrar a Deus por quem ele é. A adoração bíblica assume que o adorador já conhece Deus e, com base nesse conhecimento, adora a Deus.

2 Como as pessoas da Bíblia adoravam no sentido verbal? O que a adoração genuína soa?

Algumas respostas a esta pergunta são:
        Eles se dirigiram a Deus, agradecendo ou louvando por quem ele é e o que ele fez.
        Eles se dirigiram um ao outro, lembrando-se da grandeza de Deus e o que ele havia feito por eles, e encorajando-os a louvá-lo e a adorá-lo.
        Eles pessoalmente contemplaram Deus e expressaram verbalmente seu conhecimento de Deus, e sua confiança em Deus que foi fundamentada nesse conhecimento.
A primeira canção de louvor e adoração gravada na Bíblia é a canção de Moisés é Êxodo 15: 1-18. Juntamente com a música de Miriam no versículo 21, essas duas músicas contêm cada um desses três aspectos.
De Êxodo 15: 1-18 e o versículo 21 identificam exemplos de cada um desses aspectos de louvor e adoração.
Declarações dirigidas diretamente a Deus [Estes normalmente contêm 'você' ou 'seu', ou 'você' ou 'seu'.]
Declarações dirigidas a outros adoradores, exortando-os a louvar e / ou adorar.
[Normalmente não tem "você" ou "eu", mas contém uma exortação a outros para fazer algo, e. cantar ou louvar.]
 Declarações positivas ou contemplativas pessoais decorrentes do conhecimento pessoal de Deus
[Estes costumam conter "eu" eu "e / ou" meu "; ou, se uma declaração de grupo, "nós", "nós" e / ou "nosso".]
Note que esta canção de louvor e adoração é fundamentada no conhecimento objetivo de Deus. Fora do conhecimento objetivo de Deus vem a expressão verbal pessoal e corporativa de louvor e adoração.
Um fundamento semelhante de louvor e adoração verbal no conhecimento objetivo de Deus é evidente nos Salmos.
Leia os seguintes Salmos.
Identifique as expressões dos três aspectos de louvor e adoração nestes Salmos. [Dirige Deus em termos do que é conhecido de Deus. Dirija os outros presentes contando ou lembrando a verdade sobre Deus. Pessoalmente, afirma fé em Deus com base no que é conhecido de Deus.]
Salmos 8, 18, 23, 29, 47, 95, 98, 100, 111, 116, 146

3 Como as pessoas da Bíblia adoravam quando a experiência gritou que Deus não estava lá?

Às vezes, e às vezes com bastante freqüência ou por um longo período, a vida é escura. Nada que estamos experimentando atualmente nos dá qualquer razão para sequer acreditar que Deus está lá. Ainda podemos adorar ... quando tudo em nossas vidas parece estar gritando que Deus não está lá, ou, se ele é, ele simplesmente não se importa?
A Bíblia responde "Sim!", Mesmo nos tempos obscuros, mesmo quando não conseguimos fazer contato com Deus, sim, podemos ainda adorá-lo, devemos ainda adorá-lo, porque o que sabemos é verdade para ele ainda é verdade. Nós não adoramos na base frágil e variável de nossa experiência, mas no sólido fundamento da verdade objetiva que Deus revelou sobre si mesmo.
Considere estas duas pessoas de Deus:
Trabalho
Tudo o que poderia dar errado deu errado para Jó [leia os capítulos 1, 2 e 30]. No meio de todo esse sofrimento, Jó não conseguiu passar até Deus quando orou. Parecia que Deus parou de ouvir e parou de cuidar [leia 23: 1-9]. No entanto, mesmo neste sentimento de escuridão e isolamento de Deus, Job ainda sabe que Deus está lá e que Deus é para ele, e por causa desse conhecimento fundamental, adora a Deus dizendo:
"Eu sei que o meu Redentor vive, e que, no final, ele estará de pé sobre a terra. E depois que minha pele foi destruída, ainda na minha carne, eu vou ver Deus; Eu mesmo o vejo com meus próprios olhos - eu, e não outro. Como meu coração anseia dentro de mim! '[Jó 19: 25-27]
Job está tão comprometido com a honra de Deus que ele faz essa afirmação incrível:
"Oh, para que eu possa ter meu pedido, que Deus conceda o que eu espero, que Deus estaria disposto a me esmagar, soltar a mão e me cortar!" Então eu ainda teria esse consolo - minha alegria em uma dor implacável - que eu não tinha negado as palavras do Santo. "[Jó 6: 8-10]
Tão intenso é o seu sofrimento que teme que ele quebre e desonre a Deus. Ele prefere morrer, do que viver e correr o risco de que ele amaldiçoe Deus. Esse é um verdadeiro coração de adoração!
A nação de Judá estava em ruínas. Injustice reinou. A invasão por exércitos hostis era imanente. A fome desperdiçou a terra. Não havia nenhuma evidência observável de que Deus estava cuidando de seu povo. Não havia nenhuma razão física observável para adorar a Deus [leia Habacuque 3: 16-17]. No entanto, com base em seu conhecimento de Deus como Salvador e Senhor Soberano, Habakkuk adora Deus com estas palavras:
"... ainda me alegrarei com o Senhor, gozarei alegremente em Deus, meu Salvador. O Senhor Soberano é a minha força "[3: 18,19]

4 De que maneira o culto cristão é diferente do culto do Antigo Testamento?

Como já vimos nos três estudos anteriores, existe um alto nível de continuidade e semelhança entre o Antigo Testamento e a adoração do Novo Testamento. Mas também há um nível significativo de descontinuidade e diferença. Isto é porque muito é que o Antigo Testamento é um símbolo profético físico da realidade espiritual do Evangelho de Jesus Cristo.
Nunca devemos, portanto, perder o contato com os seguintes contrastes e deslizar de volta para uma forma ou compreensão da adoração que foi redundada por sua realização em Jesus Cristo.
O contraste fundamental: adoração do Antigo Testamento - em grande parte ligada à adoração cristã física - espiritual
Contraste # 1:
O culto do Antigo Testamento lembrou-se de uma redenção física - a libertação da escravidão e orou, por exemplo, para a libertação física das nações invasoras.
    A adoração cristã lembra-se e se regozija com uma redenção espiritual - libertação de nossos pecados, da penalidade do pecado e de Satanás. [Apocalipse 5: 9]
Contraste # 2:
A adoração do Antigo Testamento estava ligada a objetos físicos - o tabernáculo ou templo, o altar, o incenso, o candelabro, a pia, o lugar santo, a cidade sagrada, etc.
    O culto cristão ocorre no templo espiritual de Deus - a igreja [pessoas, não construindo], e não está ligada a objetos físicos ou lugares. É "adoração em espírito e em verdade" [1Corinthians 3:16; Efésios 2:21; João 4: 21-24]
Contraste # 3:
O culto do Antigo Testamento dependia dos sacerdotes levíticos que cumprem seus cargos de serviço designados.
    No culto cristão, todo crente é um sacerdote que pode servir o Senhor [1 Pedro 2: 5,9; Apocalipse 1: 6; 5:10], com Jesus Cristo como nosso grande Sumo Sacerdote.
Contraste # 4:
O culto do Antigo Testamento dependia de uma oferta infinita de sacrifícios, dia após dia, ano após ano.
    O culto cristão depende do sacrifício permanente de Cristo de uma vez por todas, pelo qual obtivemos acesso permanente à presença de Deus. [Hebreus 10: 10-18]
Contraste $ 5:
O culto do Antigo Testamento dependia da mediação de inúmeros sacerdotes, falíveis.
   
O culto cristão depende da mediação de um Mediador - o homem Cristo Jesus. Por causa de sua mediação permanente, nos aproximamos de Deus com confiança. [Hebreus 4: 14-16; 10: 19-22]
 Contraste # 6:
O culto do Antigo Testamento aguardava a vinda do Messias.
    O culto cristão lembra-se e se alegra com o fato de ele ter vindo.
Contraste # 7:
O culto do Antigo Testamento exigia que o adorador fosse cerimonialmente limpo.
    Os adoradores cristãos foram declarados limpos devido à sua união com Cristo. [João 15: 3; Colossenses 1:22]
Contraste # 8:
O acesso total ao culto do Antigo Testamento foi negado a pessoas deformadas, doentes, não-judeus, femininas, etc.
No culto cristão, todas essas distinções e proibições não existem. [Efésios 2: 11-22; Gálatas 3: 26-29]

Comentários