A PALAVRA DE DEUS






A PALAVRA DE DEUS

No primeiro capítulo de sua primeira carta, Pedro nos dá uma série de razões pelas quais devemos viver uma vida piedosa desfrutando da palavra de Deus:
No versículo 13, ele escreveu "Portanto ..." Isto é, por causa da grande, gloriosa salvação garantida que ele descreveu nos versículos 3 a 12.
No versículo 14, ele escreveu "Como crianças obedientes ..." Isto é, porque agora somos filhos de Deus.
Nos versos 15-16 ele escreveu "assim como aquele que o chamou é santo, então seja santo em tudo o que você faz". Ou seja, porque Deus é santo, também devemos ser santos.
No versículo 17, ele escreveu: "Como você invoca um Pai que julga imparcialmente a obra de cada pessoa ..." Isto é, porque Deus, nosso Pai, é o Justo Juiz.

No versículo 18-19, ele escreveu "Pois ... não era com coisas perecíveis ... que você foi redimido ... mas com o sangue precioso de Cristo ..." Isto é, devido ao custo extremamente alto de nossa redenção, uma redenção planejada e proposta antes da criação do mundo.
Agora, no versículo 23, ele diz: "Porque você nasceu de novo, não de semente perecível, mas de imperecível, através da palavra viva e duradoura de Deus". Ou seja, devemos viver uma vida piedosa porque nascemos de novo como uma resultado da operação da palavra de Deus.
Pedro tem uma opinião muito alta sobre a palavra de Deus:
Os profetas do Antigo Testamento, habilitados e controlados pelo Espírito Santo, falaram e escreveram a palavra de Deus, mas estava em forma velada - versículos 10-12.
Os apóstolos pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu - versículo 12.
Mesmo os anjos desejam olhar para ele - versículo 12.
As promessas de Deus são ótimas e preciosas, dando-nos tudo o que precisamos para viver para Deus - 2Pedro 1: 4.
A mensagem apostólica foi fundamentada de fato; Os apóstolos foram testemunhas oculares da glória e honra de Cristo - 2Pedro 1: 16-18.
O Antigo Testamento é completamente confiável, uma luz que brilha em um lugar escuro, que fazemos bem em prestar atenção - 2Pedro 1:19.
O que está escrito na Escritura não se originou na decisão humana ou na interpretação humana da realidade, mas é o resultado do Espírito Santo tão emocionante, capacitando e controlando seres humanos, de modo que o que eles escreveram é a palavra de Deus - 2Pedro1: 20 - 21.

Aqui, em 1Pedro 1: 23-25, Pedro descreve a palavra de Deus como "viva e duradoura" e afirma que "a palavra do Senhor permanece para sempre". Isto, Pedro, diz: "É a palavra que foi pregada a você". E esta é a palavra através da qual viemos a crer em Jesus Cristo e ser salvo:
Esta é a palavra que nos apresentou a Jesus, o Filho de Deus.
Esta é a palavra que falou de nossa morte substitutiva para o pecado, para nós.
Esta é a palavra que nos levantou da ignorância espiritual e da morte e nos levou à vida e à luz espirituais.
Jesus falou sobre as suas palavras: "As palavras que eu falei para você - são Espírito e são vida" [João 6:63]. E pouco depois disso, quando Jesus perguntou aos seus doze discípulos se eles também quisessem deixá-lo, Pedro respondeu: "Senhor, a quem iremos? Vocês têm as palavras da vida eterna "[João 6:68].
Como Pedro reconhece em suas cartas, há pressão sobre os cristãos para ceder e desistir. Existe a pressão do nosso estilo de vida anterior. Existe a pressão do sofrimento por nossa lealdade a Cristo. Existe a pressão do ensino falso.
Mas Cristo, e o relacionamento permanentemente restaurado que temos com Deus através de Cristo, superamos mais do que essas pressões.
Então, Pedro nos ordena que resistamos ao diabo que está atrás dessas pressões, "firme na fé" [1Pe. 5: 9] e nos assegura e "nos encoraja" que esta seja a verdadeira graça de Deus "[5:12] .

Então ele nos ordena: "Fiquem firmes nela". Não nos afastem das promessas que confirmam nossa salvação segura em Cristo, e não nos afastem de seus mandamentos para uma vida que desonra Cristo.

Comentários